Rodrigo de Castro, político por vocação. “É o que sei e gosto de fazer”

Rodrigo de Castro nasceu em Viçosa, na Zona da Mata mineira, tem 50 anos, é advogado e administrador. Está na vida pública desde 2002, mas muito antes disso já fazia política, ao lado do pai, Danilo de Castro (deputado federal por três mandatos e secretário de Governo de Minas Gerais por doze anos), e desde cedo mostrou que esse é o seu verdadeiro talento. Aprendeu a importância da disposição para o diálogo, para a boa conversa e o entendimento, e que os resultados só chegam com muito trabalho e esforço. Está em seu quarto mandato como deputado federal.

Atua em Brasília como um embaixador dos municípios mineiros. No último mandato,  por exemplo, garantiu a liberação de mais de R$ 100 milhões para as cidades de Minas.

A infância e adolescência no interior de Minas e as inúmeras viagens ao lado do pai lhe garantiram desde cedo o entendimento sobre as reais necessidades dos moradores dessas regiões.

Sua atuação na vida pública começou em 2002, quando aceitou convite para participar da equipe de Antonio Anastasia, então Secretário de Estado de Planejamento, onde permaneceu até sua desincompatibilização para disputar as eleições de 2006.

Como chefe de Gabinete, ajudou Anastasia a elaborar o Plano de Governo “Choque de Gestão”, com a concepção dos programas estruturantes que sanearam as finanças do estado e possibilitaram, naquele momento, a retomada do desenvolvimento.

Em 2006, disputou a sua primeira eleição, e foi o deputado federal mais votado de Minas Gerais com quase 300 mil votos. Em 2010, foi outra vez o candidato mais votado do estado.

 

Rodrigo de Castro aposta na força do diálogo

“Ver e ouvir antes de falar e, às vezes, falar pelo silêncio” – Rodrigo de Castro

Rodrigo de Castro tem a capacidade de ouvir as pessoas e, em situações de conflito, conduzir e obter o consenso. Durante todos esses anos de mandato, tem tido uma atuação de destaque na Câmara dos Deputados, sempre prezando pelo diálogo.

Em 2015, foi presidente da Comissão de Minas e Energia na Câmara. Liderou debates fundamentais para o país sobre a alta das tarifas de energia elétrica e os graves problemas enfrentados pela Petrobras. As discussões na Comissão resultaram na apresentação de importantes projetos de lei.

Desde então tem sido membro desta Comissão e participa ativamente dos debates sobre o tema, com um olhar especial para o incentivo às fontes de energia limpas e sustentáveis.

 

Novo partido

Rodrigo de Castro filiou-se, em 2022, ao União Brasil, partido criado recentemente como resultado da fusão entre o DEM e o PSL.

A legenda já nasceu com uma estrutura muita forte – 4 governadores (Bahia, Goiás, Mato Grosso e Amazonas), 7 senadores, 55 deputados federais, 76 deputados estaduais, mais de 500 prefeitos e 500 vice-prefeitos, e mais de 5 mil vereadores.

O compromisso principal do União Brasil é com o fortalecimento  da democracia brasileira.

Família

Apesar da rotina corrida em Brasília durante a semana, e as viagens para o interior de Minas aos finais de semana, Rodrigo de Castro não abre mão de reservar um tempo para estar com a família.

Tem o privilégio de morar perto dos pais, Neide e Danilo de Castro, e dos irmãos.

Casado há 18 anos com Fátima, é pai de João Paulo, Manuela e Rafael, e na correria do dia a dia, sempre que pode acompanha a rotina dos filhos.

 

Rodrigo de Castro entende que sua missão, como político, é melhorar o quotidiano das pessoas

“O eleitor deve votar sempre pensando em seu município” – Rodrigo de Castro

Rodrigo de Castro acredita que a função prioritária de todo parlamentar é melhorar a vida da sociedade e das pessoas. Legislar é a maneira principal de fazer isto.

Mas há outras formas de melhorar a vida das pessoas, às quais o parlamentar deve ter dedicação especial. Por exemplo: ajudar os municípios a realizarem seus projetos, viabilizando, nas esferas estadual e federal, as prioridades por eles definidas.

Como não poderia ser diferente, a saúde pública é uma das áreas que recebe maior atenção no trabalho de Rodrigo de Castro.

Rodrigo de Castro está constantemente defendendo os interesses dos  municípios nas pautas em discussão no Congresso Nacional, e também junto às Secretarias de Estado e Ministérios. Ao propor uma emenda orçamentária, ao acompanhar todos os trâmites e exigências burocráticas para a liberação de recursos para as prefeituras, está melhorando a qualidade da saúde, da educação, da segurança, enfim, dos serviços municipais e, portanto, das condições de vida das pessoas.

 

A prioridade de Rodrigo de Castro é a defesa do município

É lá que o povo vive; é lá que tudo deve acontecer – Rodrigo de Castro

Como representante do povo, Rodrigo de Castro procurou dar novo sentido a isso, colocando o município, que é o Brasil de cada um, como centro de todo o seu trabalho. Para ele, as células-mãe do município são os bairros e as ruas onde as pessoas vivem.

E Rodrigo de Castro conhece os municípios mineiros como poucos, sabe de seus problemas e seus valores, e faz questão de estar em suas bases durante todo o mandato: “procuro conviver o quanto posso com as pessoas que represento”.