Senhor presidente,
Senhores parlamentares,

Ocupo esta tribuna para prestar minha homenagem ao primeiro prefeito do município de Canaã, Sebastião Lopes Soares, que a população nunca esquece e a quem ela quis eternizar, dando seu nome ao Espaço de Eventos da cidade, inaugurado no último sábado, dia 15 de dezembro.

Tributo mais do que merecido a um político de visão que, com todas as dificuldades de seu tempo, dedicou-se à causa do desenvolvimento de seu município, conseguindo melhorar a vida de seus conterrâneos. Recém-formado na prestigiada Faculdade de Farmácia de Ouro Preto, Sebastião Lopes voltou para Canaã e a cidade, recém-emancipada, ganhou um profissional ligado à saúde e um líder político carismático. Mais tarde, mudou-se para Viçosa, onde exerceu o ofício de farmacêutico e Bioquímico.

Uma de suas características é ter deixado, por onde passou, em Canaã e Viçosa, a marca de pessoa dedicada à família e ao trabalho. Conhecido e reverenciado em toda a região, era uma pessoa que estava sempre celebrando a vida e semeando a alegria. Eu tive o privilégio de gozar de sua amizade e, por algum tempo, de seu convívio, fazendo-me amigo de toda a sua família.

Canaã é a cidade onde estão plantadas as minhas raízes e de onde veio a base de minha formação como homem e cidadão. Agradeço esse legado, onde está contida a hospitalidade, a cordialidade, o respeito às lideranças e a gratidão – virtudes que se expressam em atos como esse de reconhecer um saudoso líder e, simbolicamente, transformá-lo em parque, como que criando uma situação do cotidiano para estar com ele a todo o momento.

Quero cumprimentar o homenageado e quero cumprimentar também o atual prefeito, meu amigo e parceiro Laudelino Jorge Rodrigues, pela hombridade da iniciativa de reconhecer um antecessor seu, que escreveu o primeiro capítulo da história do município de Canaã, e pelo culto à memória dos vultos da cidade. Parabéns.

Cumprimento-o pelos oito anos que dirigiu Canaã, tempo que representa um marco no desenvolvimento da cidade. Entre os muitos projetos deixados para Canaã, o Parque Sebastião Lopes Soares é o último legado que traz a marca de sua administração, uma vez que está predestinado a fazer acontecer o futuro do município, abrigando, além dos eventos locais, instituições como o Centro de Apoio ao Turista, a Casa do Produtor Rural e a Casa de Cultura de Canaã.

Salve o povo que cultua os seus benfeitores, exibindo exemplos de cidadania. Quem referencia o passado, constrói o futuro. Parabéns a Canaã.

Tenho dito.